Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

As dificuldades de: ESCOLHER UMA PROFISSÃO !

Confesso que ao saber que o tema dessa semana seria "as dificuldades de escolher uma profissão" fiquei um pouco temerosa, afinal, nem eu escolhi a minha ainda!
Mas uma coisa eu garanto a vocês: Temos que dar graças a Deus por vivermos numa época em que temos um leque de opções a escolher. Ano que vem, entro num ano decisivo na minha vida: o Vestibular. E pra isso, tenho que ter certeza do que quero. Ai vão algumas dicas de como chegar a um consenso sobre sua futura carreira:

Veja coisas que você gosta: Acho que na hora de escolher uma profissão, um dos fatores que conta muito é o que te dar prazer ao fazer. Já imaginou passar o resto da sua vida fazendo algo que você sempre achou chato e cansativo? No fim, você será um profissional não realizado e que fará seu trabalho por obrigação e não por prazer.

Veja a sua vocação e seu talento: Tem gente que quer ser músico, mas não levam nenhum jeito para aquilo. Tem gente que quer ser fonoaudiólogo, mas não leva jeito nenhum para tratar pessoas. Mas também, têm pessoas que querem ser arquitetos, mas têm uma sensibilidade extraordinária para artes cênicas. Ou seja, não adianta forçar uma coisa que você sabe que nunca vai levar jeito. Eu, por exemplo, como futura engenheira, sou uma ótima flautista (risos)

Procure conversar com pessoas que já estejam na área: Nada melhor do que saber como é ser médico com um médico né? Não existe ninguém melhor pra explicar sobre uma profissão se não o próprio profissional. Mas nesse tópico entra um porém: Desde pequena quero ser médica. Um dia, cheguei em uma das minhas médicas e conversei com ela sobre isso e tive uma grande decepção: A médica simplesmente me disse que se ela pudesse não escolheria a medicina. Nada mais frustrante que um profissional falar mal da área que trabalha. Bem desanimador,não é? Por isso, quando for conversar com o médico, o publicitário, o jornalista, o engenheiro e etc esteja pronto pra ouvir coisas animadoras mas também, coisas desanimadoras.

Procure saber sobre essa profissão: Leia artigos sobre, procure sobre o mercado de trabalho, salário, áreas de atuação. Outro porém: Não escolha sua profissão apenas por ela ser bem remunerada. Escolha porque você gosta, você quer viver daquele trabaho e, além disso, é bem remunerada. rs

Se possível, faça um teste vocacional: Não esses testes vocacionais de internet que o resultado é totalmente manipulável. Procure um psicicólogo. Alguns deles fazem esses testes e o resultado ajuda muito. É um tipo de investimento que vale a pena.

Espero ter ajudado mais uma vez!

P.s: Não esqueçam de votar na enquete para escolher juntos o tema da semana que vem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário